segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Pantone e a moda



Se você não trabalha com design gráfico ou arquitetura ou tecidos, talvez nunca tenha ouvido falar a respeito de Pantone, mas certamente já se deparou com uma miríade de produtos em cores desenvolvidas pela empresa de New Jersey (EUA), sem saber. Em 1963, Lawrence Herbert, o fundador, percebeu que as cores são percebidas diferentemente pelas pessoas e criou um sistema inovador de padronização de pigmentos e tintas de modo a facilitar a impressão nas artes gráficas. Desde então, o sistema se expandiu, sendo também aplicado na indústria têxtil e na produção de tintas. O sistema Pantone (ou PMS - Pantone Matching System®) consiste em livretos em leques, onde thumbnails das cores e variações de matizes e tonalidades com seus respectivos códigos podem ser visualizados. Deste modo, garante-se que o produto final será da exata cor especificada pelo designer, independentemente do equipamento utilizado. Além disso, sob a marca Pantone Universe, a empresa lança uma enorme variedade de produtos, desde xícaras até cartões de crédito com suas cores mundialmente famosas.


Autoridade em tendências de cores em diversas áreas, a Pantone usa sua influência e, desde 2000, elege a chamada "cor do ano". O mero anúncio é garantia certa de sermos bombardeados com uma infinidade de produtos na cor escolhida nos meses seguintes. Em contraste com o turquesa que aludia a um "paraíso tropical, ainda que em fantasia" de 2010, 2011 é madressilva (ou honeysuckle, em inglês), uma cor para "elevar os ânimos", uma flor cujo perfume desperta a "nostalgia dos dias despreocupados de primavera e verão". Em tempos pós-crise, o escapismo do turquesa cede lugar ao entusiasmo primaveril.

Nina Ricci e H&M - primavera/verão 2011

A Pantone também lança relatórios baseados nas cores utilizadas nas coleções criadas para as temporadas de moda. Para a primavera 2011, o tema é "An Exotic Journey" (Uma Viagem Exótica), com cores que evocam lugares remotos como África, Índia, Peru e Turquia.

Paleta de cores para moda feminina - primavera 2011

Paleta de cores para moda masculina - primavera 2011

Quer pegar carona na tendência da cor do ano mas não quer vesti-la dos pés à cabeça? Uma opção é usá-la com cores mais neutras como preto, marrom, caramelo ou branco. Outra opção é usar tons menos saturados da cor pra deixá-la mais discreta.



Ou ainda se for mais ousada, parta para a combinação do madressilva com cores como o amarelo ou roxo.



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Post inspirado neste post e também neste.

3 comentários:

Daisy Oliani disse...

Parabéns, Cintia!
Adorei esse primeiro post. É tão difícil encontrar algo tão informativo e interessante em blogs de moda na internet.
Vou sempre dar uma passada por aqui!

Cintia disse...

Super obrigada, Daisy!

Também sinto falta de mais blogs com mais conteúdo, que expliquem mais sobre moda mas que também deem informações práticas. É por esse caminho que quero enveredar, pois escrever aqui vai me ajudar a aprender. :)

Beijo!

Bell disse...

Cintia, se isto foi uma resolução de ANO NOVO, então vc nunca começou um ANO tão bem! Este Blog tá TUDO.
Tá Colocada
Tá Chic
Tá Dior
Tá Gliter
Tá Gritos
Tá Divônica
Tá Luxo
Tá pheeno
Arrasow amygue!
Concordo tb com a Daisy
BOA SORTE! Sempre estarei aqui

bjão

ps: será que era isso que o Diego queria? Será que correspondi.