sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

O primeiro

Há tempos venho flertando com a ideia de escrever um blog sobre moda e estilo, assuntos que me interessam desde minha infância.  Inicialmente, queria estreá-lo em agosto do ano passado, por ocasião do meu aniversário, mas a preguiça se disfarçou de falta de tempo e me impediu de levar a cabo meu plano. Enrolei até o final do ano, quando a Manoela, grande amiga e incentivadora incansável, me encostou na parede e perguntou: "Quando você vai começar o blog?". Meio que sem pensar, respondi que do dia 06 de janeiro não passaria, e convenientemente não pensei mais no assunto.

Anteontem, dia 05 de janeiro, Manu me lembrou:  "Você sabe que amanhã acaba seu prazo, né?". Pois é, eu até sabia, mas não me lembrava. Entre aflita e ansiosa, corro pra ler e pensar no que escrever no tão temido primeiro post.  Foi então que li um balde de água fria. Em comentário sobre o início da temporada de desfiles de moda, o Sylvain Justum, stylist, jornalista e editor do site da Vogue Brasil, twittou: "E vai começar a Copa do Mundo fashion. Na de futebol, todo mundo é técnico, na de moda são críticos." Com a democratização da internet e acesso quase que instantâneo às informações de desfiles e eventos lotados de celebridades vestindo roupas recém-desfiladas em Milão ou Nova Iorque, realmente muitos se sentem no direito de arriscar sua opinião. Não tenho pretensão nenhuma de ser uma Lilian ou Constanza ou Érika, mas brasileira (ainda que de olhos puxados) que sou, arriscarei meu momento como "técnica" e esboçarei uma ideia ou outra por aqui, com a humilde esperança de que seja no mínimo de algum interesse ou utilidade pra alguém aí pelo mundão da internet. O que me move é a paixão não só pela moda, mas por artes visuais e cultura pop, e se peco por não ser especialista no assunto, ganho no entusiasmo.


Hoje, dia em que vence o prazo dado (e esquecido) por mim mesma, assisti a este curta realizado pela Intel sobre o trabalho do Scott Schuman, o Sartorialist, onde ele conta um pouco de onde veio, de seu processo de trabalho e de como veio a criar um dos blogs de moda mais influentes dos últimos tempos. Simples e singelo, o momento que mais me inspirou foi quando ele afirmou: "My lack of knowledge in the beginning really helped and really just made me refine what little I knew to make it work." (No começo, minha falta de conhecimento realmente me ajudou e me fez refinar o pouco que eu sabia de modo a fazer a coisa funcionar. - minha tradução). Quero acreditar que minha falta de conhecimento na área também possa ser usada pra trazer uma visão sob um ângulo diferente. Peço desde já desculpas por imprecisões e deslizes, por favor, me corrijam quando necessário e opinem.




Portanto, Manu e Scott, dedico a vocês este post, ainda que atrasado. Obrigada.

3 comentários:

Manoela disse...

Cintia, Obrigada! Estou adorando ler os posts. Incentivo com prazer, não só por ser amiga, mas por acreditar muito no seu potencial! Minha querida amiga e consultora de estilo, você vai longe!:)

Angela Nagao disse...

Ci, adorei o seu blog! Viva a Manoela que te encostou na parede!!
bjs e muuuuito sucesso!!

Cintia disse...

Obrigada, amigas!

Por favor, continuem lendo, comentando e sugerindo tópicos. Quem sabe posso ajudar um pouquinho (e aprender bastante) no caminho? ;)

Beijos!